A inovação como alicerce para as Indústrias Criativas

O conceito de “indústrias criativas” tem menos de 20 anos e são aquelas que têm origem na criatividade, capacidade e talento individuais, e que potenciam a criação de riqueza e de empregos através da produção e exploração da propriedade inteletual” (Creative Industries Mapping Document, 1998).

O conceito, originalmente desenvolvido pelo Department of Culture, Media and Sports (UK DCMS), integra um alargado leque de atividades que normalmente se apresentam com grande diversidade entre si e que podem ser representados através das categorias: Mídia e Espetáculos ao Vivo, Design & Visual e Património Histórico. Na nossa empresa focamo-nos essencialmente na categoria Design e Visual que abrange as seguintes temáticas de atuação:

  • Arquitetura
  • Artesanato e joalharia
  • Design
  • Design de moda
  • Engenharias
  • Publicidade

Embora as engenharias não tenham sido listadas inicialmente nos documentos do DCMS, provavelmente por incluírem profissionais lotados em postos tradicionais de projeto, gestão e operação de empresas «não-culturais", inúmeras atividades da engenharia podem certamente ser consideradas como criativas. Estas contribuições da engenharia consistem principalmente na conceção de novos produtos, processos e serviços dos quais a UNIQ se alicerça. Conciliamos as atividades descritas nas Indústrias Criativas com um modelo sustentado de inovação que nos permita criar soluções premium para diversas áreas económicas de uma forma continuada, melhorando constantemente processos e soluções para os problemas e desafios que nos vão surgindo. O exercício da criatividade exige disciplina, métodos adequados, informação atualizada, crítica, debate, trabalho de colaboração e condições profissionais e de produção para que se possa materializar em objetos ou ideias de impacto.

O ciclo continuo da Inovação apresentado resume a aplicação do nosso modelo de Performance de Inovação nas empresas aplicado às Industrias Criativas e os benefícios que podem advir nos quatro processos, desde a estratégia à execução de novas ideias e conceitos.